Você sabe Ouvir e Escutar?

Esta é uma grande questão!

Tenho constatado no meu dia a dia, que o aspecto 'saber ouvir e escutar', ainda, tem sido tratado com certa negligência.🎯

É, fato, que é difícil escutar bem, especialmente sob a tensão de um momento de entrevista, apresentações de serviço, negociação, audiência, conversação, atendimento ao cliente, mediação, entre outros.

No entanto, ainda existe muita falta de paciência para ouvir e escutar o outro. A desculpa é a falta de tempo, as multitarefas, os compromissos e os afazeres.

Vejo as pessoas sendo interrompidas com rispidez, desdém, grosserias e falta de educação.

Mas, é importante ressaltar que 'saber ouvir e escutar' é uma das habilidades mais importantes no processo de comunicação e nos relacionamentos interpessoais.

Por meio desta habilidade é possível coletar informações importantes de um cenário, perceber uma necessidade, confirmar os fatos, entender a posição do outro, as percepções, sentir as emoções envolvidas, identificar o perfil comunicacional da parte e, ainda, levantar as informações não ditas nas entrelinhas.✍️

É importante lembrar que 'ouvir' é a capacidade anatomo-fisiológica de captação dos sons e que 'escutar' é a capacidade de internalização e interpretação da mensagem ouvida. Segundo Barthes in Carrasco (2001), “ouvir é um fenômeno fisiológico, enquanto que escutar é entender claramente o que se ouve”.👂

Desta forma, é importante ressaltar que enquanto somos ouvintes/escutantes devemos nos esforçar nesta tarefa de escuta. E, enquanto falantes devemos organizar a nossa informação de forma objetiva, clara e concisa facilitando o entendimento do outro.

Escutar atentamente nos permite tomar a atitude adequada, fornecer respostas corretas e orientações concretas.

Que tal utilizar a 'técnica da boa escuta' com base no Projeto de Negociação de Harvard e nos autores Fisher &
Ury, 1994)? Assim, segue👇

Prestar estreita atenção ao que é dito;
Pedir ao outro que explique o que diz;
Pedir que as ideias sejam repetidas quando houver incerteza;
Ao escutar não formule, compreenda.

Aprenda mais no vídeo "Escuta Atenta":👇

https://youtu.be/c-GkTg9dtmE

Quer aprimorar e praticar esta habilidade? Participe do nosso curso de "Oratória Forense" na ESA OABSP - Escola Superior de Advocacia.

https://esaoabsp.edu.br/…/3941-oficina-de-oratória-for…/3941

Boa escuta!!!🎯🌷😘💥🙏

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Um grande abraço. Sucesso sempre!!!

Maria do Carmo Carrasco

CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma

Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP

Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional

Communication Designer® e Personal Branding

Consulting Style and Image / Personal Stylist

Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais

Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®

Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação

Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP



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