Os Quatro Pilares

Para começar a Atuar no Ambiente Corporativo


Nos últimos vinte anos tenho atuado no ambiente corporativo, como consultora, assessora, mentora, gestora, facilitadora de treinamento e personal communication trainer.  Mas, saiba nem sempre foi assim!

Por isso, neste artigo vou contar quais são as estratégias eficazes para você iniciar, se preparar, se reposicionar e realizar um contato telefônico efetivo e marcar uma reunião de sucesso.

Primeiro é necessário ter em mente que as mudanças no mundo contemporâneo estão ocorrendo cada vez mais rápido e ajustar a crise a nosso favor é fundamental.

Neste sentido, a atuação no ambiente corporativo é uma oportunidade.

Desta forma, saber se reposicionar, utilizar um roteiro de contato eficaz, apresentar os serviços de forma organizada e desenvolver um relacionamento e marketing comunicacional amistoso nesse cenário é uma nova perspectiva de sucesso.

Desta maneira, vamos em frente:

PRIMEIRO PILAR – REPOSICIONAR-SE

Familiarizar-se com este ambiente diferenciado do ambiente clínico-terapêutico. Este cenário empresarial reúne capital, trabalho, normas, políticas, departamentos e pessoas que se comunicam.

O fonoaudiólogo empresarial pode atuar em vários segmentos e com vários profissionais.

Desta forma, a sugestão é iniciar a abordagem primeiramente com pequenas e médias empresas da sua região, àquelas pertencentes ao rol de contatos e já conhecidas.

Antes de entrar em contato com a empresa, deve-se pesquisar o segmento envolvido, os produtos e serviços oferecidos e a linguagem técnica utilizada. Com a internet e sites de pesquisas temos todas as informações à nossa disposição. Pode-se visitar site, portal, fan page etc da empresa. Além das informações sobre produtos e serviços, é fundamental verificar a missão, propósito e filosofia da empresa. De preferência levantar informações sobre projetos de cunho social (responsabilidade social e ambiental) que por ventura estão envolvidos.

Outro fator de real importância é visualizar a empresa e espaço físico e também os produtos e serviços oferecidos. Se for possível, levantar feedback de clientes e comentários de colaboradores.

Se esta empresa, não for relacionada aos seus contatos, provavelmente será necessário, levantar o nome do responsável pelo departamento de RH, Talentos, Administrativo, Comunicação etc, ou seja, os principais departamentos que de praxe necessitam receber fornecedores e apresentações de serviços e produtos, para entrar em contato posteriormente.   

SEGUNDO PILAR: ROTEIRO DE CONTATO

Após este brief de informações é necessário compor a sua performance e postura adequada para realizar o primeiro contato (por telefone ou e-mail), utilizando as seguintes estratégias:

  • cumprimentar e chamar o atendente pelo nome (chamar o outro pelo nome é favorável e facilita o contato – nomes são mágicos e abrem um campo magnético entre as pessoas);
  • de acordo com a pesquisa empreendida, solicite a transferência para a pessoa responsável (fulano de tal);
  • ao realizar a pesquisa e incorporar a linguagem técnica da empresa, faça o uso de algumas palavras-chave durante o contato telefônico;
  • senão for possível falar com o profissional responsável, solicite a confirmação do e-mail corporativo e nome completo para enviar um e-mail solicitando uma reunião para apresentação de serviços;
  • se o responsável for atender, assim que a ligação for transferida, chame novamente o profissional responsável pelo nome, e realize uma nova apresentação pessoal com voz confiante e assertiva:

Por exemplo:

Bom dia, Sr. Carlos. Eu sou Maria do Carmo Carrasco. Fonoaudióloga Empresarial e Personal Communication Trainer. É uma satisfação falar com o senhor. Tudo bem¿

Aguardar e ‘escutar’ a resposta. Neste primeiro momento é possível perceber se a pessoa é mais formal ou informal. De acordo com a característica do profissional adequar a comunicação. E continuando […]

Por exemplo:

Estou realizando um projeto no segmento específico da sua empresa e fiz questão de entrar em contato com o senhor. Estou desenvolvendo o aprimoramento e acompanhamento de ações que necessitam de comunicação corporativa e pessoal eficaz. Desta forma, peço a oportunidade de uma reunião pessoal para apresentação do projeto. Qual o melhor dia para o senhor¿

Aguardar a resposta:

Se for positiva, de imediato marca-se a reunião. De preferência, a partir de terça-feira até quinta-feira. Se for no período da manhã marque por volta das 10:30hs e se for depois do almoço, por volta das 15:30hs.

Se for negativa, por qualquer motivo, comente: Como é uma metodologia diferenciada, faço questão de enviar algumas informações sobre o projeto por e-mail. E confirmar o endereço de e-mail corporativo e agradecer a atenção perguntando qual o melhor dia para retornar a ligação para saber o que achou do projeto.

No geral a empresas e profissionais necessitam conhecer novos projetos e profissionais. Desta forma, separam alguns dias e horários por semana para receber prestadores de serviços para apresentações.

Então, seja firme e siga em frente para marcar a sua reunião.

Acompanhem os próximos artigos para entender como empreender em tempos de crise e saber como aplicar os outros dois pilares.  

Mas, e na crise?

TERCEIRO PILAR: PREPARAÇÃO DO PORTFÓLIO

QUARTO PILAR: MARKETING DE RELACIONAMENTO

http://mariadocarmocarrasco.com.br/intro

Um grande abraço. Sucesso sempre!!!

Maria do Carmo Carrasco

CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma

Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP

Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional

Communication Designer® e Personal Branding

Consulting Style and Image / Personal Stylist

Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais

Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®

Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação

Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP



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