Pilares Importantes para Atuar no Ambiente Corporativo

Preparação de Portifólio e Marketing de Relacionamento


No artigo anterior “Os Quatro Pilares para começar a atuar no Ambiente Corporativo” abordei a importância de reposiciona-se por meio do entrosamento com o ambiente corporativo, ajustando e desenvolvendo uma linguagem técnica e utilizando um roteiro de contato.

Se você ainda não leu, clique no título abaixo para ler e depois volte a este, ok¿

Os Quatro Pilares para começar a atuar no Ambiente Corporativo

Após familiarizar-se com o ambiente corporativo e com a linguagem técnica, é hora de escolher algumas empresas, potenciais clientes.

Como comentado no artigo anterior escolha primeiro as pequenas e médias empresas para oferecer os serviços de fonoaudiologia empresarial e o aprimoramento de comunicação corporativa e pessoal.

Ao marcar a sua primeira reunião o tempo começa a contar a seu favor. É hora de impressionar e mostrar uma postura profissional, portfólio adequado e abordagem empática.

TERCEIRO PILAR: PORTFÓLIO

O portfólio é um informativo sobre produtos e serviços oferecidos. Desta forma, deve apresentar os seguintes itens:

  • Informações sobre a sua Empresa, Projeto ou sobre você: a que se destina;
  • Descrever o seu Propósito: mais conhecido como os três conceitos que dão suporte a sua empresa/projeto (visão, missão e valores);
  • Escrever o seu resumo de qualificações: apresentar um formato diferenciado da atuação clínica;
  • Apresentar as atividades desenvolvidas e áreas de negócios: cursos, workshops, palestras, treinamentos, consultoria, atendimento terapêutico etc;
  • Informar a metodologia de trabalho e intervenção utilizada;
  • Apontar o resumo parcial de clientes. Neste item a seguinte pergunta aparece: Mas eu nem tenho clientes nesta área?! Os clientes que você atende, com certeza são de algumas áreas de atuação. Então, você pode utilizar estas referências.

Por exemplo: 

Clientes atendidos:

  • Engenheiros
  • Professores
  • Advogados
  • Recepcionistas e secretárias
  • Operadores de atendimento
  • Jornalistas
  • Empresários e executivos
  • Gestores e chefes de departamento etc

Se por ventura durante a ligação for sinalizado algum assunto de maior interesse ou necessidade será importante acrescentar algum informativo sobre o tema ou ainda alguma atividade realizada.

Por exemplo:

Veja uma simulação de contato telefônico:

Empresa: Nos últimos meses tenho reparado uma dificuldade maior de entendimento entre os componentes da equipe. Normalmente gerando conflitos e discussões.

Fonoaudiólogo: Então vou levar além do nosso portfólio de apresentação de serviços, um informativo sobre esta temática, estudos e ações realizadas.

Neste caso pode-se acrescentar alguma pesquisa ou estudos realizados sobre falhas de comunicação que podem provocar conflitos e discussões. E ainda, sugestões das ações possíveis para amenizar os conflitos e estratégias para facilitar o relacionamento comunicacional, delegação e ordenação de tarefas.

Se, no entanto, não for possível neste primeiro contato levantar alguma informação interessante para produzir um material complementar, com certeza aparecerá na primeira reunião. Desta forma, ouvidos atentos, escuta ativa e observação aguçada, são habilidades fundamentais.

QUARTO PILAR: RELACIONAMENTO – MARKETING DE RELACIONAMENTO

Na verdade, é em nosso primeiro contato pessoal ou por telefone, que iniciamos o nosso relacionamento. Assim, nós só temos uma primeira chance de causar uma boa primeira impressão. Se for por telefone, a voz será a nossa imagem sonora e se for pessoalmente a nossa postura, gestos, linguagem corporal e expressão facial, ordenação de informações e vocabulário darão o ‘tom’ deste contato.

Administrar e superar a expectativa do cliente é uma preocupação. Neste sentido, realizar uma AUTO-AVALIAÇÃO da postura, imagem, indumentária, vocabulário utilizado, material organizado será fundamental para verificarmos a necessidade de possíveis ajustes e adequações.

Desenvolver um relacionamento amistoso e empático logo no primeiro momento será a base para a continuidade do processo de apresentação dos serviços com uma probabilidade maior de fechamento de um projeto e proposta de serviços.

Desta forma, treinar um script (roteiro) inicial e abordagem é bem interessante.

Por exemplo:

Ao encontrar o responsável apertar a mão, cumprimentando com postura firme e olhando nos olhos do interlocutor, no entanto, sem ser invasivo;

Sentar, se for possível, do lado direito do anfitrião, pois de acordo com pesquisas a maioria das pessoas são destras e as mesmas apresentam maior facilidade para reter e internalizar as informações do lado de dominância cerebral (Mas como descobrir qual o lado dominante¿ Falaremos muito mais sobre estes aspectos nos próximos artigos, ok¿));

Ao sentar, cuidado com a postura na cadeira, posição das pernas, pés etc;

Deixe sua bolsa ou pasta ao lado (em outra cadeira ou no chão, nunca no colo);

Antes de falar sobre a que se destina a sua visita, primeiramente agradeça a disponibilidade de agendamento da reunião e disponibilidade do profissional em receber você;

E, desta forma, passe para o assunto central. Teremos um artigo com dicas práticas sobre a conversação durante a reunião e apresentação dos serviços.

É importante comentar que o relacionamento é a forma como as pessoas se tratam e se comunicam. Interessante ressaltar que quando os participantes do processo de interação se comunicam bem, e o gostam de fazer, dizemos que há um bom relacionamento entre as partes. Agora, quando observamos um mau relacionamento, é provável que pelo menos um dos participantes do processo de comunicação não está satisfeito em entrar em contato com os demais indivíduos.

Desta maneira, o marketing de relacionamento ou pós-marketing, significa construir e manter um processo de relacionamento com os clientes.

E que possamos manter um excelente relacionamento com o cliente e desenvolver uma série de serviços.

Nesta medida, ordenar os quatro pilares (reposicionar-se, roteiro de contato, portfólio e relacionamento) e estudar como cada um deles deve ser desenvolvido é tarefa primordial para o fonoaudiólogo empreendedor conquistar mais clientes e realizar a efetivação do negócio e sucesso almejado.

Espero que tenham aproveitado!

O próximo artigo será sobre os seguintes temas:

  • Como conduzir uma reunião de apresentação de serviços
  • Como preparar uma proposta de serviços incluindo um item importante: investimento

Aproveite as DICAS! Veja também mais informações em:

http://mariadocarmocarrasco.com.br/intro

Um grande abraço. Sucesso sempre!!!

Maria do Carmo Carrasco

CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma

Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP

Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional

Communication Designer® e Personal Branding

Consulting Style and Image / Personal Stylist

Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais

Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®

Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação

Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP



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