Inteligência Comunicacional

Como Ordenar a Informação e seu Discurso


Você sabia que o “fator humano” tem sido considerado o verdadeiro fator de diferencial competitivo? Por isso o tema ‘Inteligência Comunicacional – Clareza e Simplicidade que faz a diferença é fundamental.

Os fatores tecnologia e capital foram colocados em segundo e terceiro plano. O que conta agora é se você consegue apresentar-se como produto, ou seja que consegui utilizar o seu marketing comunicacional.

Como diferencial é necessário apresentar os seguintes requisitos: criatividade, inovação, foco, objetividade e simplicidade.

Por meio da “inteligência comunicacional”¹ é possível apresentar todos estes aspectos e ainda ter sucesso em uma apresentação e relacionamento comunicacional.

Conheça a dica da nossa consultora Maria do Carmo Carrasco, especialista em preparação de informação e comunicação corporativa.

Nesta dica sobre inteligência comunicacional a consultora mostra como estruturar uma informação clara e objetiva facilitando o entendimento e absorção por parte do interlocutor e como otimizar o tempo e apresentar idéias com a rapidez necessária.

Siga esta orientação e com certeza você fará a diferença!

1) Preparação:

pesquisar, separar e organizar as informações.

Em seguida organizar um roteiro com estas informações e dados para sustentar seus argumentos;

2) Apresentação:
Estruturar uma apresentação organizada.

a) Introdução: cumprimentar os ouvintes e conquistar o interlocutor;

b) Preparação: utilize estes primeiros minutos para prender o público informando o que vai falar, a importância do assunto ou problema por meio da apresentação de uma retrospectiva. Indique as partes da apresentação;

c) Assunto central: apresentar o assunto e alguns argumentos estabelecendo relações entre os fatos, exemplos, estatísticas, nomes de pessoas de referência sobre o assunto.

Desta forma você esta sustentando a sua apresentação. Nesta fase da apresentação você pode utilizar a técnica de adiantar possíveis objeções e perguntas;

d) Conclusão: finalizar com um resumo do que foi abordado e propor uma reflexão ou sugerir uma solução para o problema.

Guarde esta frase:

“Primeiro digo o que vou dizer, depois digo e para finalizar digo o que disse”.

Alguns cuidados necessários:

1) Estruturar o conhecimento;

2) Apresente uma informação de relevância e necessária;

3) Seja breve na sua apresentação;

4) Aponte exemplos para sustentar a apresentação;

5) Cuidado com uma apresentação “show” ou com muitos “textos”;

6) Cuidado com a saturação de informação;

7) Cuidado com o tempo de atenção da audiência;

8) Se utilizar recursos audiovisuais: decida-se por colocar o mínimo necessário (imagens, palavras e frases chaves;

9) Utilize sempre uma sequência lógica: roteiro proposto acima.

Na próxima dica abordaremos como superar facilmente o “medo de falar em público‟. Não perca!

Após estas dicas simples com certeza você conseguirá organizar apresentações mais focadas, concisas e simples facilitando a conquista do seu objetivo.

Utilize a comunicação eficaz como sua ferramenta de sucesso, faça a diferença!

Para saber mais sobre estes temas e as estratégias inovadoras entre em contato e solicite uma consultoria personalizada.

Assista ainda o Vídeo no meu Canal:

Quatro Passos Simples para Ordenar as Ideias e Falar muito Bem - Prof.ª Carrasco

Importante ressaltar que o fonoaudiólogo é um profissional fundamental na equipe de trabalho com comunicação corporativa e o profissional mais habilitado para auxiliar nesta tarefa de aprimoramento da comunicação pessoal. Assim, você profissional fonoaudiólogo, saiba mais sobre a sua atuação no ambiente corporativo. Participe do nosso grupo de estudos e fanpage.

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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

CARRASCO, M. C. O. Fonoaudiologia Empresarial: perspectivas de consultoria, assessoria e
treinamento. Manual teórico-prático. São Paulo. Editora Lovise, 2001.

CARRASCO, M. C. O. Comunicação e Oratória: Ferramenta Estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.

CARRASCO, M. C. O. Comunicação Empresarial. São Paulo: Veris Educacional, 2006.

CARRASCO, M. C. O. Guia como Falar Bem. Revista e DVD prático. São Paulo: Digerati, 2008.

CARRASCO, M. C. O. Argumentação Jurídica: Comunicação Oratória e Ferramenta Estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.

Aproveite as DICAS! Veja também mais informações em:

http://mariadocarmocarrasco.com.br/intro

Um grande abraço. Sucesso sempre!!!

Maria do Carmo Carrasco

CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma

Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP

Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional

Communication Designer® e Personal Branding

Consulting Style and Image / Personal Stylist

Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais

Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®

Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação

Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP



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