Inteligência Comunicacional
Como Ordenar a Informação e seu Discurso
Você sabia que o “fator humano” tem sido considerado o verdadeiro fator de diferencial competitivo? Por isso o tema ‘Inteligência Comunicacional – Clareza e Simplicidade que faz a diferença é fundamental.
Os fatores tecnologia e capital foram colocados em segundo e terceiro plano. O que conta agora é se você consegue apresentar-se como produto, ou seja que consegui utilizar o seu marketing comunicacional.
Como diferencial é necessário apresentar os seguintes requisitos: criatividade, inovação, foco, objetividade e simplicidade.
Por meio da “inteligência comunicacional”¹ é possível apresentar todos estes aspectos e ainda ter sucesso em uma apresentação e relacionamento comunicacional.
Conheça a dica da nossa consultora Maria do Carmo Carrasco, especialista em preparação de informação e comunicação corporativa.
Nesta dica sobre inteligência comunicacional a consultora mostra como estruturar uma informação clara e objetiva facilitando o entendimento e absorção por parte do interlocutor e como otimizar o tempo e apresentar idéias com a rapidez necessária.
Siga esta orientação e com certeza você fará a diferença!
1) Preparação:
pesquisar, separar e organizar as informações.
Em seguida organizar um roteiro com estas informações e dados para sustentar seus argumentos;
2) Apresentação:
Estruturar uma apresentação organizada.
a) Introdução: cumprimentar os ouvintes e conquistar o interlocutor;
b) Preparação: utilize estes primeiros minutos para prender o público informando o que vai falar, a importância do assunto ou problema por meio da apresentação de uma retrospectiva. Indique as partes da apresentação;
c) Assunto central: apresentar o assunto e alguns argumentos estabelecendo relações entre os fatos, exemplos, estatísticas, nomes de pessoas de referência sobre o assunto.
Desta forma você esta sustentando a sua apresentação. Nesta fase da apresentação você pode utilizar a técnica de adiantar possíveis objeções e perguntas;
d) Conclusão: finalizar com um resumo do que foi abordado e propor uma reflexão ou sugerir uma solução para o problema.
Guarde esta frase:
“Primeiro digo o que vou dizer, depois digo e para finalizar digo o que disse”.
Alguns cuidados necessários:
1) Estruturar o conhecimento;
2) Apresente uma informação de relevância e necessária;
3) Seja breve na sua apresentação;
4) Aponte exemplos para sustentar a apresentação;
5) Cuidado com uma apresentação “show” ou com muitos “textos”;
6) Cuidado com a saturação de informação;
7) Cuidado com o tempo de atenção da audiência;
8) Se utilizar recursos audiovisuais: decida-se por colocar o mínimo necessário (imagens, palavras e frases chaves;
9) Utilize sempre uma sequência lógica: roteiro proposto acima.
Na próxima dica abordaremos como superar facilmente o “medo de falar em público‟. Não perca!
Após estas dicas simples com certeza você conseguirá organizar apresentações mais focadas, concisas e simples facilitando a conquista do seu objetivo.
Utilize a comunicação eficaz como sua ferramenta de sucesso, faça a diferença!
Para saber mais sobre estes temas e as estratégias inovadoras entre em contato e solicite uma consultoria personalizada.
Assista ainda o Vídeo no meu Canal:
Quatro Passos Simples para Ordenar as Ideias e Falar muito Bem - Prof.ª Carrasco
Importante ressaltar que o fonoaudiólogo é um profissional fundamental na equipe de trabalho com comunicação corporativa e o profissional mais habilitado para auxiliar nesta tarefa de aprimoramento da comunicação pessoal. Assim, você profissional fonoaudiólogo, saiba mais sobre a sua atuação no ambiente corporativo. Participe do nosso grupo de estudos e fanpage.
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
CARRASCO, M. C. O. Fonoaudiologia Empresarial: perspectivas de consultoria, assessoria e
treinamento. Manual teórico-prático. São Paulo. Editora Lovise, 2001.
CARRASCO, M. C. O. Comunicação e Oratória: Ferramenta Estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.
CARRASCO, M. C. O. Comunicação Empresarial. São Paulo: Veris Educacional, 2006.
CARRASCO, M. C. O. Guia como Falar Bem. Revista e DVD prático. São Paulo: Digerati, 2008.
CARRASCO, M. C. O. Argumentação Jurídica: Comunicação Oratória e Ferramenta Estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.
Aproveite as DICAS! Veja também mais informações em:
http://mariadocarmocarrasco.com.br/intro
Um grande abraço. Sucesso sempre!!!
Maria do Carmo Carrasco
CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma
Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP
Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional
Communication Designer® e Personal Branding
Consulting Style and Image / Personal Stylist
Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais
Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®
Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação
Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP