Etiqueta Digital
Comunicação Eficaz e Oratória nas Redes Sociais
Estamos vivendo em um momento de mudanças de paradigmas e isso pode ser comprovadamente percebido no uso das mídias sociais. As pessoas passam a maior parte do tempo conectadas nas redes sociais e desta forma a comunicação digital, sua imagem e performance comunicacional, se tornam aspectos relevantes.
Hoje temos em torno de 1,5 milhão de usuários do facebook no mundo. Só no Brasil temos 90 milhões de usuários, sendo que este cenário cresce rapidamente no montante de perfis pessoais e para negócios, principalmente com o uso do marketing digital.
Existe um apelo de utilização das mídias sociais não só como um facilitador de relacionamento e comunicação interpessoal, mas também tem sido considerada uma ferramenta eficaz para relações profissionais, negócios, produção de conhecimento e conteúdo.
Desta forma promove uma integração de pessoas, produtos e serviços, em tempo real.
Mas para todo cenário, é fundamental organizar uma regra, que aqui vou chamar de etiqueta virtual, ou diretrizes da netiqueta (conjunto de regras de etiqueta na rede) como denomino. É importante citar que as regras apresentam certa variação de acordo com o tipo de rede, tipo de serviço e nível de acesso.
Sabemos que a realidade demonstra um ritmo alucinado de envio e recebimento de informações, mensagens, imagens, conteúdos etc. e isso provoca, no geral dificuldades para separar a vida profissional e pessoal. Observamos que as novas tecnologias estão de fato eliminando as fronteiras entre a casa e o escritório, pois se torna difícil separar exatamente o que é privado, do público, assim como o que é profissional do pessoal.
Para aproveitarmos todas as possibilidades de conexões e contatos para relacionamentos e negócios, alguns cuidados neste cenário são necessários, assim utilizar e aplicar estas diretrizes facilitará o gerenciamento do nosso comportamento comunicacional, da nossa imagem on line e da comunicação digital pertinente de acordo com a situação. É fundamental zelar pela nossa imagem nas redes sociais.
Assim temos:
1 FOTOS:
As fotos utilizadas falam muito sobre nós: nossa linguagem corporal, expressões faciais que denotam emoções e sentimentos, roupas e cores utilizadas que nos remete aos hábitos e comportamentos ESTÃO EM EVIDÊNCIA. Tudo é motivo para passar uma impressão a nosso respeito. Desta forma escolha bem as diferentes fotos de acordo com as redes sociais, pois cada mídia tem sua especificidade e objetivo. Mas saiba que o mais importante é ser natural, original e manter a sua individualidade. Seja você mesmo. Então, confira alguns cuidados:
Facebook (uso mais pessoal): tanto as fotos de perfil, como a de capa, podem ser mais descontraídas, mas mesmo assim, observe alguns cuidados em relação ao cenário, ou seja, com os objetos, espaço utilizado, cores de roupas, acessórios e paisagens. Se você pretende utilizar a sua conta para realizar o seu marketing pessoal cuidado com a comunicação visual de acordo com seus objetivos profissionais, pois é preciso passar uma imagem positiva.
Facebook (uso profissional ou de empresa – fanpage): as fotos de perfil e de capa precisam refletir a filosofia e identidade da prestação de serviço ou empresa, deve ser um pouco mais formal, de boa qualidade, com um cenário equilibrado, vestuário de acordo com o segmento de atuação e conteúdo escrito apropriado.
Obs.: Cuidado para não misturar perfil pessoal do facebook com a fanpage. E também com o tamanho das fotos. O tamanho ideal deve seguir o seguinte:
- Tamanho da capa de perfil do Facebook: 851px x 315 px
- Tamanho da foto de perfil do Facebook: 180px x 180px
- Tamanho da imagem de postagem do Facebook: 1200px X 1200px
WhatsApp: também muito utilizado para negócios deve manter um formato mais neutro. Utilizando fotos de fácil reconhecimento. Se adicionar algum colega lembre-se de se apresentar e avisar quem você é. Abaixo o tamanho ideal da foto:
- Tamanho da foto de perfil do Whats App: 192 x 192px
Linkedin: essencialmente profissional. È utilizado para aumentar a sua network. Deve passar um ar profissional, denotando seriedade e compatível com seu resumo de qualificações e segmento de atuação, principalmente se estiver em busca de novas oportunidades. Por isso fique atento ao tamanho das fotos e imagens. Siga a seguinte recomendação de tamanho:
- Tamanho da capa de perfil do Linkedin para Empresas: 1400 x 425 px.
- Tamanho da foto de perfil do Linkedin para Empresas: 100px x 60 px
Instagram: diferentemente do linkedin pode ser um perfil mais leve e descontraído. Interessante notar que as imagens falam mais do que palavras. De acordo com estudos a maioria das pessoas são mais visuais, passando e retendo com mais facilidade informações ligadas as imagens. Desta forma será necessário utilizar a inteligência visual e a criatividade. Cuidado com os tamanhos das fotos:
- Tamanho da foto de perfil do Instagram: 110 x 110px
- Tamanho da imagem de postagem do Instagram: 640 x 640 px
Twitter: esta mídia é mais para conteúdo rápido e instantâneo. O ideal é padronizar as fotos das mídias utilizadas por você, sempre levando em consideração os objetivos.
- Tamanho da capa de perfil do Twitter: 1500 x 500px
- Tamanho da foto de perfil do Twitter: 400px x 400px (mas será exibido em 200 x 200 px)
- Tamanho da imagem de postagem do Twitter: 506 x 253 px.
2 REDAÇÃO:
Para a redação nas redes sociais ainda continua valendo as regras gramaticais e ortográficas.
Como se sabe, a comunicação virtual é desprovida dos sinais da comunicação verbal-falada e não-verbal: entonação, ênfase, inflexão e modulação da voz, assim como a linguagem corporal, expressão facial, meneios de cabeça, gestos etc. Por conta disto tem sido muito utilizado o internetês, como por exemplo: aki, tc, tb, ñ, rs, kkk, aff, haha etc e os emoticons ou smilies. Observamos que a falta da comunicação face-a-face tem gerado muitas falhas na comunicação eletrônica.
Por isso cuidado com a pontuação, acentuação, abreviaturas, o uso exagerado do internetês e, os emoticons ou smilies. Em todos os casos se for utilizar, é melhor com pessoas mais próximas.
Para os E-mails corporativos é necessário seguir alguns cuidados destacados nas regras da netiqueta:
Preencha de forma adequada os elementos: destinatário e o assunto específico. Para organizar a mensagem divida o texto em saudação, corpo da mensagem (assunto central e objetivo) e finalização, mantendo uma forma ordenada, objetiva, clara e concisa. Para facilitar o entendimento do texto, capriche na estética textual separando os parágrafos. Verifique também o layout e a assinatura, a qual deve conter sempre as informações necessárias de contato e da empresa. Evite utilizar letras maiúsculas, negritos e sublinhados em excesso. Evite o uso de emoticons ou smilies que devem ficar mais restritos ao facebook e para o WhatsApp de contatos pessoais.
3 LISTA:
Quem eu devo adicionar:
- Pessoas conhecidas: É muito mais confortável e fácil adicionar pessoas conhecidas tanto no facebook como no WhatsApp.
- Pessoas desconhecidas: Já as pessoas desconhecidas devem ser aquelas relacionadas com as áreas de interesse profissional, estudo ou ainda que façam parte da lista de amigos ou indicados.
- Colegas de trabalho: se for convidado por um colega de trabalho, é de bom tom aceitar. No entanto, cuidado com as postagens. E, em momento oportuno, comente com seu colega, que no geral, você utiliza as redes sociais para lazer e relacionamentos interpessoais.
- Chefes e Funcionários: Tanto chefes como funcionários devem ter em mente que existe uma etiqueta na rede. Assim, o contato profissional deverá ser realizado dentro do horário de expediente. O contato deve ser feito em casos urgentes e se realmente necessário. Pode ser ainda utilizado durante o período de trabalho, se for uma ferramenta adicional de contato da empresa.
- Médicos advogados, dentistas, pediatras: observa-se que com a utilização de promoção de serviços e produtos, muitos profissionais e clientes estão conectados. Assim é usual ter na lista de amigos: médicos, dentistas, advogados, clientes, familiares etc. Se o momento exigir um contato urgente, o mais propício é utilizar o WhatsApp ou telefone. Use o seu bom senso. Se não for urgente entre em contato no dia seguinte por telefone e pergunte por qual mídia social pode contactar.
- No final de semana evite contados profissionais pelas mídias sociais. Só entre em contato se for combinado.
REGRAS DE OURO E DIRETRIZES DA NETIQUETA:
- Seja cuidadoso, por isso não reclame demasiadamente, ou exagere na demonstração de atividades diárias
- Lembre-se que do outro lado temos seres humanos
- Ao publicar algum conteúdo, que este esteja de acordo com suas atribuições profissionais, padrões e valores
- Seja ético
- Cuidado para não divulgar, o que não falaria em uma conversa presencial
- Se errar, faça uma nova edição e seja rápido na correção. Se houver dúvida, melhor não publicar. Pense bem antes de escrever.
- Continue utilizando na Internet as mesmas regras e padrões de comportamento que utiliza no dia-a-dia
- Lembre-se que não somos o centro do ciberespaço
- Respeite a privacidade dos demais
- Não abuse dos benefícios que possa ter por conta das informações que tem acesso nos e-mails e ambiente corporativo
- Seja comedido e se for necessário desculpe os erros dos outros
- Lembre-se que na linguagem escrita não é possível definir entonação existente. Por isso cuidado com a ordenação didática da informação.
Este texto foi organizado com base na minha experiência e estudo em marketing digital e comunicação para mídias sociais, assim como a metodologia que desenvolvi e denominei de fonoaudiologia empresarial.
Também tomei como base as literaturas que publiquei em Comunicação Empresarial, Fonoaudiologia Empresarial e Diretrizes da Netiqueta.
Até breve!!
Um grande abraço. Sucesso sempre!!
Maria do Carmo Carrasco
CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma
Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP
Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional
Communication Designer® e Personal Branding
Consulting Style and Image / Personal Stylist
Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais
Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®
Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação
Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP