Inteligência Comunicacional
Estilos e Canais de Comunicação
De acordo com os estudos da Programação Neurolinguística, é possível identificar os estilos de comunicação do nosso interlocutor.
As informações são processadas pelos nossos órgãos do sentido até chegar em nosso cérebro.
Assim, temos três sistemas representacionais: visuais, auditivos e cinestésicos. Um deles é nosso preferencial.
Para estabelecermos uma comunicação eficiente, se faz necessário identificar qual o canal de comunicação preferencial do nosso interlocutor.
Isto pode ser realizado, por meio da análise do estilo e das palavras mais utilizadas por ele.
Com certeza isso nos ajudará a estabelecer uma ótima interação e empatia durante o processo comunicacional.
Veja a seguir algumas características de cada estilo e canais de comunicação e uma série de palavras utilizadas por cada um deles.
Visual
- Fala com termos visuais
- Fala rápido
- Fala com tons diferentes
- Ficam em uma distância de mais ou menos 1,5 metro na hora da conversa
- Apresentam mãos frias
- Geralmente são magros
Auditivo
- Fala com vocabulário auditivo (não adianta mostrar, precisa detalhar as características
- Fala na mesma tonalidade
- Ficam em uma distância de mais ou menos 1 metro na hora da conversa
- Apresentam mãos mornas
Cinestesia
- Fala com vocabulário cinestésico (não adianta mostrar, precisa sentir as coisas
- Fala baixo
- Ficam em uma distância de menos de 1 metro na hora da conversa
- Apresentam mãos quentes
Desta forma, uma boa maneira de estabelecer a empatia e facilitar a integração é analisar as palavras utilizados pelo interlocutor e ajustar o vocabulário e o nosso diálogo.
Veja as principais palavras de cada canal de comunicação:
Visual:
Claro, negro, escuro, foco, nítido, tamanho, colorido, brilhante, horizonte, perspectiva, ponto de vista, revelar, ver, vista, luz, imagine, quadro, olha, cristalino etc.
Exemplo: A exposição tem uma perspectiva claramente sentimental devido à nítida, vinculação do pintor com as brilhantes coleções do museu.
Auditivo:
Harmonia, estalo, ritmo, volume, murmúrio, sintonia, escoar, soar, cantar, sussurrar, ouvir, alarme, clicar, tom, afinado etc.
Exemplo: A exposição parece estar em harmonia com as coleções do museu. É conhecida a sintonia que existia entre os monarcas espanhóis da época e a obra do grande pintor.
Cinestésico:
Quente, frio, doce, pesado, vibrante, leve, suave, tocar, umidade, bloqueio, obstáculo, gostoso, sentir, agarrar, segurar, contato etc.
Exemplo: A exposição tem um caráter excepcionalmente sentimental, devido à vinculação do pintor com as coleções do museu. É conhecido o fato do gosto que mostravam os monarcas espanhóis da época pela obra do grande maestro italiano.
Indiferente:
Aprender, captar, detalhe, distrair, entender, estimular, estudar, intuição, orientar, pensar, perceber, relacionar, saída, solução etc.
Boa sorte neste desafio fascinante!
“Comunique-se de forma eficaz e utilize todos os canais de comunicação. Faça as pessoas se envolverem com você, ao ver, ouvir e sentir o que você comunica”. (CARRASCO, 2019)
Um grande abraço. Sucesso sempre!!!
Maria do Carmo Carrasco
CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma
Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP
Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional
Communication Designer® e Personal Branding
Consulting Style and Image / Personal Stylist
Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais
Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®
Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação
Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP