Inteligência Comunicacional

Estilos e Canais de Comunicação


D
e acordo com os estudos da Programação Neurolinguística, é possível identificar os estilos de comunicação do nosso interlocutor.

As informações são processadas pelos nossos órgãos do sentido até chegar em nosso cérebro.

Assim, temos três sistemas representacionais: visuais, auditivos e cinestésicos.  Um deles é nosso preferencial.

Para estabelecermos uma comunicação eficiente, se faz necessário identificar qual o canal de comunicação preferencial do nosso interlocutor.

Isto pode ser realizado, por meio da análise do estilo e das palavras mais utilizadas por ele.

Com certeza isso nos ajudará a estabelecer uma ótima interação e empatia durante o processo comunicacional.

Veja a seguir algumas características de cada estilo e canais de comunicação e uma série de palavras utilizadas por cada um deles.

Visual

- Fala com termos visuais

- Fala rápido

- Fala com tons diferentes

- Ficam em uma distância de mais ou menos 1,5 metro na hora da conversa

- Apresentam mãos frias

- Geralmente são magros

Auditivo

- Fala com vocabulário auditivo (não adianta mostrar, precisa detalhar as características

- Fala na mesma tonalidade

- Ficam em uma distância de mais ou menos 1 metro na hora da conversa

- Apresentam mãos mornas

Cinestesia

- Fala com vocabulário cinestésico (não adianta mostrar, precisa sentir as coisas

- Fala baixo

- Ficam em uma distância de menos de 1 metro na hora da conversa

- Apresentam mãos quentes


Desta forma, uma boa maneira de estabelecer a empatia e facilitar a integração é analisar as palavras utilizados pelo interlocutor e ajustar o vocabulário e o nosso diálogo.

Veja as principais palavras de cada canal de comunicação:

Visual: 

Claro, negro, escuro, foco, nítido, tamanho, colorido, brilhante, horizonte, perspectiva, ponto de vista, revelar, ver, vista, luz, imagine, quadro, olha, cristalino etc.

Exemplo: A exposição tem uma perspectiva claramente sentimental  devido à nítida, vinculação do pintor com as brilhantes coleções do museu.

Auditivo:

Harmonia, estalo, ritmo, volume, murmúrio, sintonia, escoar, soar, cantar, sussurrar, ouvir, alarme, clicar, tom, afinado etc.

Exemplo: A exposição parece estar em harmonia  com as coleções do museu. É  conhecida a sintonia que existia entre os monarcas espanhóis da época e a obra do grande pintor.

Cinestésico:

Quente, frio, doce, pesado, vibrante, leve, suave, tocar, umidade, bloqueio, obstáculo, gostoso, sentir, agarrar, segurar, contato etc.

Exemplo: A exposição tem um caráter excepcionalmente sentimental, devido à vinculação do pintor com as coleções do museu. É conhecido o fato do gosto que mostravam os monarcas espanhóis da época pela obra do grande maestro italiano.


Indiferente:

Aprender, captar, detalhe, distrair, entender, estimular, estudar, intuição, orientar, pensar, perceber, relacionar, saída, solução etc.

Boa sorte neste desafio fascinante!

“Comunique-se de forma eficaz e utilize todos os canais de comunicação. Faça as pessoas se envolverem com você, ao ver, ouvir e sentir o que você comunica”. (CARRASCO, 2019)


Um grande abraço. Sucesso sempre!!!

Maria do Carmo Carrasco

CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma

Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP

Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional

Communication Designer® e Personal Branding

Consulting Style and Image / Personal Stylist

Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais

Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®

Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação

Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP



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