Estratégia Certeira - Comunicação Corporativa e Pessoal

Contribuições da Fonoaudiologia dentro de empresas e no desenvolvimento de competências individuais


A Comunicação é considerada uma das principais ferramentas estratégicas das relações profissionais e sociais. No ambiente corporativo, esta competência é fundamental, pois exerce um extraordinário poder par o equilíbrio , o desenvolvimento e a expansão das empresas. É por meio do processo comunicacional que gestores e empresários exercem as funções de planejamento, organização, liderança e acompanhamento das ações e operações envolvidas, influenciando os clientes internos e externos.

Esta ferramenta possibilita também que a empresa consiga transmitir informações sobre seus produtos, mercadorias e serviços. Assim, a comunicação na área empresarial pode ser caracterizada como um conjunto de atividades e estratégias interdisciplinares para um aprimoramento pessoal e coletivo. E, neste sentido, fica claro que a contribuição da fonoaudiologia, mais especificamente da fonoaudiologia empresarial, torna-se imprescindível.

A Fonoaudiologia Empresarial é uma metodologia diferenciada que elaborei com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento na arte de falar e escutar, no desenvolvimento pessoal e interpessoal e no ambiente corporativo, objetivando o estabelecimento de relacionamentos interpessoais e profissionais mais eficazes.

Este trabalho é voltado tanto para ambientes corporativos, no que diz respeito aos processos de gerenciamento, setores de atendimento ao cliente, telemarketing ativo e receptivo, como para melhorar a comunicação entre colegas, em reuniões de trabalho, apresentação de produtos e serviços em eventos, apresentações públicas etc.

Percebendo a importância deste fato, grande parte das empresas têm investido cada vez mais neste poderoso recurso chamado "comunicação" como sendo um diferencial competitivo. Uma das estratégias mais utilizadas é a qualificação  e aprimoramento do funcionário (colaborador) , que passa a receber instruções e ferramentas para o desenvolvimento pleno desta competência.

Nos últimos anos, tenho realizado a implantação de Departamentos de Comunicação Corporativa (com este enfoque) em várias empresas com o objetivo de alavancar a comunicação para que, dessa forma, a empresa consiga atingir melhores resultados, tanto em áreas como atendimento ao cliente até setores mais rígidos de gerenciamento e produção.

Posso concluir que quando a fonoaudiologia empresarial é implantada e atinge suas metas, é possível perceber que a empresa passa a ter diminuição de custos, maior rapidez nas respostas, portanto, economia de tempo, melhor organização de materiais e pessoal, além de alto nível de satisfação, seja por parte dos clientes externos, como por parte de funcionários (colaborador-cliente interno). 

Então, pergunto a você: para que esperar mais para fazer este investimento, se todos só tem a ganhar?

Fonte: Guia como Falar Bem/2006 - Apresentadora Maria do Carmo Carrasco

Um grande abraço. Sucesso sempre!!!

Maria do Carmo Carrasco

CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma

Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP

Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional

Communication Designer® e Personal Branding

Consulting Style and Image / Personal Stylist

Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais

Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®

Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação

Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP



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