Como Decifrar e Escolher o seu Candidato Político

Laboratório de Observação da Linguagem Corporal, Expressões Faciais das Emoções e da Performance Comunicacional



No período que antecede as campanhas políticas é muito usual que a maioria dos partidos, coligações e candidatos participem de treinamentos e orientações para desenvolver e aprimorar uma performance e perfil comunicacional alinhado com seus eleitores. O objetivo é passar as propostas de forma clara, objetiva e ordenada facilitando o entendimento e internalização das informações pela população.

Nos últimos 25 anos tenho realizado vários treinamentos para o aperfeiçoamento da comunicação pessoal, corporativa, jurídica e política e pude observar que o interesse da maioria dos candidatos, partidos e assessores é realizar o aprimoramento da comunicação como estratégia para facilitar o entendimento das mensagens e demonstrar quais são os benefícios dos projetos sugeridos.

No entanto, também pude identificar que, diferentemente de alguns candidatos, os demais aspirantes ao cargo e seus respectivos partidos recorrem aos treinamentos como estratégia para mudança e adequação do comportamento e perfil comunicacional com objetivo de mascarar as verdadeiras intenções, passar uma imagem positiva e de credibilidade, com a intenção de persuadir e convencer o eleitorado.

Por meio de estudos científicos e da análise do comportamento comunicacional é possível avaliar e reconhecer as emoções apresentadas na comunicação durante entrevistas, palestras, apresentações, discussões, negociações, discussões e em outros momentos de exposição.

É possível pela análise atenta da performance comunicacional de um candidato político levantar muitas pistas sobre a sua personalidade, a veracidade da informação e dos fatos e, ainda, perceber a real intenção do partido ou coligação.

Por isso, neste artigo apresento sugestões e quais os principais aspectos que, você eleitor deve observar e reconhecer durante as campanhas, entrevistas e comícios.

Aqui estão os principais aspectos que você pode e deve observar:

  • Expressão Facial e Corporal: a linguagem corporal geral, incluindo os gestos representativos e indicativos, balanceio com o corpo, andar, os movimentos de cabeça (meneios) e dos olhos, as microexpressões (aquelas expressões que aparecem e desaparecem rápido, ou seja, expressões faciais das emoções – alegria, tristeza, aversão (nojo), raiva, desprezo, surpresa e medo), as posturas e atitudes adotadas;
  • Aparência e Estilo: indumentária (estilo da vestimenta, traje, ou seja, o vestuário e cores adotadas). Corte e cor de cabelos. Os acessórios e os complementos utilizados;
  • Vocabulário: a linguagem técnica adotada ou não, escolha das palavras, recursos e aspectos linguísticos, presença de vícios de linguagem e agregadores verbais utilizados;
  • Voz: a imagem sonora formada pela intensidade, o timbre, a entonação, a ênfase, a modulação, o tipo de respiração e demais características apresentadas;
  • Dicção: articulação dos sons da fala, fluência, pausas e fala mais pausada e hesitações apresentadas;
  • Escuta: escuta ativa, com demonstração de atenção e empatia;
  • Discurso: formato e tipo do discurso, a forma de ordenação e apresentação das informações; a presença de clareza e objetividade e iniciativa.

Todos os aspectos estão envolvidos no desempenho, performance e relacionamento comunicacional durante os comícios e discursos dos candidatos, assim como, nos relacionamentos comunicacionais diários.

É fundamental observar a performance comunicacional em momentos espontâneos para verificar se as impressões e análise obtida sobre os candidatos estão confirmadas.

Então, aproveite este roteiro e comece a sua observação e análise:

1 - Expressão Facial e Corporal:

Olhar: Se o candidato ficar desviando o olhar de forma exagerada, fique atento e anote as informações fornecidas para confirmar posteriormente.

De acordo com pesquisas se o candidato ao falar olhar para cima e para direita, isto significa que ele pode estar construindo imagens e informações. Pode ser um indicativo de apresentação de uma nova informação ou ainda, uma mentira.

Já se o candidato responder olhando para cima e para esquerda, pode ser um indicativo de estar relembrando as informações e imagens, provavelmente é uma mensagem verídica. Para se certificar que esta informação é verdadeira, tente comparar esta informação com a performance geral, pois o roteiro e informação treinada pode ser lembrada também.

Para aproveitar esta análise sobre os movimentos dos olhos, é imprescindível identificar se o falante é destro ou canhoto. Se for destro acompanhar o esquema acima.

Lembrando sempre, que as informações aqui relatadas devem ser utilizadas e avaliadas em conjunto com o contexto e demais aspectos.

Sorrir: durante o período de campanha é muito usual que o candidato desenvolva uma expressão facial mais sorridente e maior empatia com o público. É possível identificar se o sorriso é falso ou verdadeiro. O sorriso verdadeiro e espontâneo é aquele que apresenta a movimentação dos músculos ao redor dos olhos formando aquelas ruguinhas lateralmente (contração da parte orbital do músculo orbicular dos olhos) e elevação das bochechas (contração do zigomático maior) e ainda, a ação dos músculos levantadores do lábio superior.

Gestos representativos e indicativos: são os movimentos observados dos ombros, dos braços e mãos. Verifique se os gestos estão em sintonia com a mensagem e se acompanham o ritmo e velocidade da fala. Observe também tensão muscular nos membros envolvidos.

De acordo com um estudo realizado e apresentado por mim em 2001, posso afirmar que:

  • Gestos largos e agitados revelam ansiedade, confusão interior, dificuldades de ordenar o pensamento;
  • Gestos sóbrios e controlados definem um indivíduo calmo, seguro de si, respeitoso e dado à reflexão;
  • Já o aparecimento de gestos confusos e desastrados podem ser um indicativo de pouco amadurecimento psicológico, muita timidez e resultado de insatisfação;
  • Se a todo momento o candidato fala com as mãos elevadas com as palmas próximas ao peito, isso pode revelar certo narcisismo, ou seja, ele está preocupado consigo mesmo e interessado em defender seus próprios interesses. (CARRASCO, 2001)

Mãos: é muito comum observar que quando pessoas não querem revelar suas informações apresentam a mão na boca. Pode ser ainda, certa tensão, medo e controle das palavras. Por isso, que muitos candidatos ao falar podem virar um pouco a cabeça para esconder a boca, seguram uma caneta na boca, apertam e juntam os lábios com os dedos durante a escuta de perguntas e raciocínio para responder. Estes mecanismos podem ser uma tentativa inconsciente de impedir que a informação escape, mas também pode denotar dúvida, incerteza ou exagero. Um outro aspecto que chama muito atenção é quando ocorre o posicionamento das mãos elevadas com as palmas próximas ao peito. Isto pode ser um indicativo de narcisismo e, ainda, pode revelar que o indivíduo está preocupado consigo mesmo e interessado em defender seus próprios direitos.

Microexpressões: são sinais de emoções e sentimentos. Aparecem de forma breve, instantânea e involuntária podendo ser ou não observadas por nós. Se torna mais fácil analisar e identificar as microexpressões, que podem ser atreladas as expressões faciais da emoção por meio da gravação do discurso e/ou pela mídia televisiva. Desta forma, as microexpressões apresentam a verdadeira emoção.  Como já apontado os sete sinais universais são: alegria, tristeza, aversão (nojo), raiva, desprezo, surpresa e medo. Neste item você pode observar a incompatibilidade, ou seja, a incongruência entre a emoção e o que é dito.

Postura:  quando as informações são construídas e treinadas observa-se certa rigidez, postura fechada e o corpo levemente inclinado para trás. Pode apresentar ainda, as pernas e os braços cruzados. Por outro lado, se a informação for transparente sua postura corporal será aberta, relaxada e confortável. A postura do nosso corpo diz muito sobre como pensamos ou nos sentimos.

O ideal é observar o aparecimento de incongruências de movimentos em relação as informações fornecidas.

No entanto, é necessário lembrar que o contexto e cenário, espaço físico, recursos de amplificação sonora, presença dos concorrentes, formato do evento pode interferir na performance comunicacional do candidato. Então, toda a atenção é fundamental.

2 – Aparência e Estilo:

Nós só temos uma primeira chance de causar uma primeira boa impressão. E, isso ocorre logo nos primeiros segundos da nossa apresentação e aparição. Além da nossa forma de chegar, de cumprimentar os presentes, agir e reagir, temos a influência da nossa imagem, aparência, indumentária utilizada (vestuário, cores, corte de cabelo e/ou penteado, acessórios e complementos).

Por isso, que logo de início o que chama mais atenção são os aspectos relacionados com o visual e estilo.

Desta forma observe a roupa, a cor, acessórios complementares e se tudo está de acordo com a imagem, perfil e comportamento usual, pois estes itens, mostram muito sobre a pessoa. Se tudo estiver muito certinho e detalhadamente organizado é necessário aguçar a atenção e desconfiar.

3 – Vocabulário:

Se o candidato utilizar muitas palavras rebuscadas e uma linguagem técnica, ele realmente ainda não está integrado com as características do público-alvo e população. Ainda lhe falta adaptação e ajuste de linguagem. Quando o discurso é construído, isso fica visível, pois o vocabulário fica mais formal.  Outro aspecto importante que você pode verificar é o aparecimento de vícios de linguagem, jargões e agregadores verbais, como por exemplo: tá, né, ah, ih, etc.

4 – Voz:

A voz é sentimento e emoção. Fique atento com as características vocais de seu candidato, pois a voz realmente está relacionada ao sentimento e pode-se notar muito sobre como o outro está se sentindo ou querendo transmitir.

Neste sentido preste atenção ao tom da voz, como a entonação, a modulação e a inflexão estão sendo utilizadas. Como a respiração está sendo realizada e se o candidato apresenta hábitos vocais desagradáveis, como pigarro e ataque vocal brusco (aumento de intensidade com tensão de cordas vocais) durante a sua fala. Estes aspectos podem passar muitas informações sobre o candidato, partido e sua assessoria.

É muito comum em momentos de maior constrangimento e nervosismo apresentarmos uma voz mais embargada, trêmula e monótona. Mas, pode também ser um indicativo de que alguma informação não condiz com o contexto real.

Outro aspecto característico da voz muito presente nestas situações é o aparecimento de rouquidão por conta do uso intensivo da voz, cansaço, stress e esgotamento. Por isso, realizar um acompanhamento e monitoramento com profissional habilitado [fonoaudiólogo] é fundamental.

Mesmo que não esteja relacionado com uma informação mentirosa, uma alteração vocal diz muito sobre a dinâmica do partido e interfere na credibilidade da mensagem.

Como já apontado, outra pista de fácil observação e análise está relacionada com o tipo de respiração. Se os ciclos respiratórios estiverem muito irregulares significa que existe uma agitação e excitação naquele momento e com a passagem daquela informação. Mas, também pode ser resultado de ansiedade e preocupação na transmissão da informação.


5 – Dicção:

Se a dicção, ou seja, a articulação dos sons da fala, estiver bem definida e articulada pode passar clareza de ideias, desejo de ser compreendido, franqueza e muito conhecimento sobre o assunto.

No entanto, se a pronúncia estiver imprecisa e se a fluência da fala apresentar muitas pausas, hesitações e repetições de sons da fala, pode revelar dificuldade na organização mental, na ordenação de informações ou ainda, desinteresse em comunicar esta informação.

Outro aspecto para observar é a velocidade da fala. Se a velocidade estiver lenta pode passar falta de organização de ideias e lentidão de pensamentos podendo passar a impressão de insegurança sobre a temática. Já se a velocidade estiver muito elevada pode passar ansiedade, falta de tempo ou tensão neste cenário.

6 – Escuta:

A escuta atenta é resultado de uma performance e indicativo de que a pessoa está tranquila em relação as informações relatadas, perguntas e objeções. Observe se o candidato ao ser questionado apresenta um semblante amistoso e expressão facial sorridente, microexpressões, movimentos com os olhos etc. Muitas vezes observa-se certa indiferença, impaciência, preconceito, preocupação e posição rígida adotada. Ou ainda, aproveitam esta oportunidade de escuta para elencar informações que ajudem a esclarecer e apresentar os pontos relevantes das bases e projetos defendidos. É possível observar se o candidato apresenta interesse genuíno pela população.

7 - Ordenação e apresentação da informação:

Toda informação necessita de uma ordenação. Assim, observe se o seu candidato consegue dividir o seu discurso com começo, meio e fim, apresentando uma ordenação lógica. É fundamental que ele apresente os pontos principais (listas de tópicos), com temas relacionados a solução de problemas, estatísticas, exemplos e informações. Se o candidato apresentar uma linha de raciocínio claro, com as propostas, base e possíveis soluções fica mais fácil observar se todos os demais aspectos apresentados estão em sintonia e congruentes na performance comunicacional.

Se o comportamento comunicacional geral não causar estranhamento e estiver harmônico, é mais provável que o candidato esteja sendo sincero e verdadeiro.

Então, fique atento! Utilize também a sua intuição. Este aspecto deve ser levado em consideração.

Resumidamente:

Quando o candidato começar a falar preste atenção as microexpressões, nos movimentos dos olhos, na articulação dos sons da fala, na abertura da boca e na voz. Observe se a expressão facial está sorridente e natural e se está em sintonia com a informação oferecida.

Lembre-se de evitar interpretar os sinais, aspectos comunicacionais realizados isoladamente. Assim, avalie a comunicação global e se por ventura sentir um estranhamento, verifique os aspectos comunicacionais (acima citados) envolvidos, o contexto e a ordenação da informação.

Com base neste roteiro de análise, é possível identificar o que é dito e se o candidato está fazendo uma representação premeditada, desonesta e inautêntica e por mera conveniência.

Desta forma, desejo uma ótima avaliação a todos!!!

Grande abraço. Sucesso sempre!!!

Maria do Carmo Carrasco

CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma

Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP

Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional

Communication Designer® e Personal Branding

Consulting Style and Image / Personal Stylist

Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais

Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®

Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação

Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP


Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!