As Setes Chaves
para Alavancar o seu Marketing Comunicacional
- Diga o nome da outra pessoa: nomes são mágicos
Sabia que um dos mais simples, mais óbvios e mais importantes meios para conseguir a boa vontade alheia é lembrar os nomes das pessoas? Desta forma você fará com que todas as pessoas se sintam importantes, entretanto, quantos de nós fazemos isso?
Lembre-se de que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma. Ela está acostumada a ouvi-lo desde criança e responde bem a esse estímulo.
Na conversa, use com frequência o nome da outra pessoa. Se você repetir várias vezes um nome, provavelmente não esquecerá; se esquecer, desculpe-se e peça que ela repita.
- Seja Simpático
A simpatia e a empatia estão relacionadas com a forma educada e gentil com que nos
dirigimos aos ouvintes, procurando sempre transmitir uma palavra que possa atrair e valorizar as pessoas envolvidas. Tenha uma expressão facial sorridente. Aprenda a acolher o seu ouvinte.
O fato de reconhecer, com sinceridade, as qualidades e o valor dos ouvintes faz com que as
pessoas torçam pelo nosso sucesso.
- Deixe a outra pessoa falar
Por mais que você conheça um assunto, a outra pessoa provavelmente está mais interessada no que ela própria tem a dizer. Lembre-se de que enquanto você está falando não está aprendendo. Você já sabe o que sabe.
- Ouça ativamente
Muitas pessoas não entendem o que seja conversar; confundem conversar com falar. Há,
porém, uma enorme diferença entre um “conversador” e um “falador”. Mostre-se interessado. Você só tem a ganhar!
- Concorde com entusiasmo, discorde em voz baixa
Se tiver de discordar, faça isso com uma pergunta cortês.
Se não funcionar, abrande sua abordagem: “Não tenho certeza se penso dessa forma, mas
estou realmente interessado em saber como chegou a essa conclusão”. Os absolutos – “Sinto muito, mas não posso concordar!” – interrompem imediatamente a conversa.
- O Poder da linguagem corporal
Um dos recursos mais importantes da conversação não é verbal, mas corporal. A linguagem corporal frequentemente comunica nossos sentimentos e nossas atitudes antes de falarmos e projeta nosso nível de receptividade aos outros.
Quando você usa uma linguagem corporal positiva, já está enviando o sinal: “Sou amistoso e quero me comunicar, se você quiser”.
Os gestos, os movimentos e a postura podem transmitir seu interesse pelo que a pessoa está dizendo, por exemplo, balançar a cabeça, inclinar o corpo ligeiramente para frente, manter o contato pelo olhar, apoiar o queixo na mão e, sobretudo, ficar calado para que a outra pessoa possa falar. Fazer “hum, hum” também estimula ao outro continuar falando.
- Seja discreto
Algumas pessoas não gostam de falar sobre assuntos particulares com quem mal conhecem.
Não é conveniente forçar uma intimidade prematura. Um relacionamento se aprofunda passo- a-passo.
Assim, faça uma auto avaliação para saber como está o seu marketing comunicacional.
Se houver interesse encaminhe um e-mail para carrasco@mariadocarmocarrasco.com.br e solicite o seu teste “Auto Avaliação da Comunicação”, após realizar encaminhe de volta com a sua resposta. Eu terei satisfação em auxiliá-lo nesta tarefa de análise, Ok?
Maria do Carmo Carrasco
Um grande abraço. Sucesso sempre!!!
Maria do Carmo Carrasco
CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma
Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP
Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional
Communication Designer® e Personal Branding
Consulting Style and Image / Personal Stylist
Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais
Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®
Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação
Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP