Comunicação Corporativa e Empresarial

Ferramenta que Integra as Pessoas


A comunicação, desde os primórdios, é uma ferramenta que integra as pessoas e as diversas atividades realizadas diariamente, principalmente nas empresas. E hoje, diante das exigências do mundo dos negócios, é fundamental que ela ocorra de forma alinhada e eficaz, ocasionando uma verdadeira revolução nas organizações em todo o mundo.
Para trazer à tona uma discussão completa sobre o assunto, a IBTA News convidou a professora de Comunicação Empresarial da Faculdade IBTA nos cursos de Gestão, da unidade São Paulo, Maria do Carmo Oliveira Carrasco, que possui uma bagagem de 12 anos  (atualmente 22 anos) como consultora em Comunicação Corporativa e Pessoal, além de ter publicado vários livros ligados ao tema.

O que é Comunicação Empresarial?

“A comunicação eficaz está sendo considerada a principal ferramenta estratégica das relações sociais e profissionais. Esta ferramenta torna-se fundamental para a realização de uma Comunicação Negocial e Empresarial eficaz nas corporações.”

A comunicação empresarial caracteriza-se como um conjunto de atividades e estratégias de comunicação de uma certa empresa. Passa por múltiplas perspectivas conceituais de várias ciências. É uma atividade transdisciplinar, que envolve métodos, técnicas e profissionais de áreas afins, dentre elas, relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, publicidade, propaganda, editoração, identidade visual, promoções, pesquisa, marketing e, mais recentemente, a contribuição da fonoaudiologia. No ambiente empresarial existe um ciclo de transmissão de informações e mensagens, que é um fenômeno capaz de gerar influências.

Qual é a importância da comunicação empresarial para o desenvolvimento das empresas?

Nos últimos anos, a comunicação tem sido considerada a principal ferramenta estratégica das relações profissionais e sociais. No ambiente corporativo, a comunicação eficaz é fundamental, pois exerce um extraordinário poder para o equilíbrio, o desenvolvimento e a expansão das empresas. É por meio do processo comunicacional, que gestores e empresários exercem as funções de planejamento, organização, liderança e controle das ações e operações envolvidas, influenciando os clientes externos e internos. É com a comunicação corporativa que a empresa transmite informações sobre seus produtos, mercadorias e serviços.

Quais são as ações mais importantes que integram a comunicação empresarial e como elas podem ajudar na imagem das empresas?

Em primeiro lugar, podemos citar a comunicação pessoal e interindividual como fator preponderante, pois por meio de uma performance comunicacional eficaz, podemos promover relacionamentos satisfatórios, feedback adequado sobre a ação do outro, contatos interdepartamentos, facilitar a negociação, administrar conflitos, realizar apresentações de produtos e serviços etc. Nós somos a imagem da empresa (independente do cargo ou função). Temos os MCM (Meios de Comunicação de Massa) que veiculam informações e mensagens para uma comunidade heterogênea. De acordo com o uso, a apresentação e a organização destas informações, podemos interferir positivamente ou negativamente na imagem corporativa. É importante ressaltar que o adequado sistema de comunicação interna e externa contribui para a eficiência e eficácia da empresa.

Outro fator é a adequação e aproveitamento eficaz dos canais mais utilizados para a comunicação, dentre eles: canais visuais (instruções e ordens escritas, circulares, quadros de avisos, revistas, jornais, boletins, e-mail etc); auditivos (conversas, entrevistas, reuniões, ordenação e delegação de tarefas, uso do telefone, intercomunicadores etc) e audiovisuais (filmes institucionais, demonstrações e apresentações, televisão etc). Temos também os departamentos de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Marketing e Fonoaudiologia Empresarial.

Há consciência por parte das empresas a respeito do assunto?

A maioria das empresas tem observado e acompanhado as novas tendências do diferencial competitivo. Nos últimos tempos, o funcionário ganha real importância (endomarketing), assim como o atendimento ao cliente com qualidade. Com as grandes mudanças no mercado de trabalho, no mundo dos negócios e a competitividade, empresas envolvidas com o desenvolvimento tecnológico contínuo, aprimoramento e aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, organizam estratégias de comunicação para melhor atender seus clientes internos e externos. Muitas delas contratam profissionais de áreas afins para compor o Departamento de Comunicação (relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade, marketing, fonoaudiologia empresarial etc).

A maioria dos profissionais, independente da área de atuação, tem uma certa dificuldade em entender o funcionamento e os resultados da comunicação empresarial. O que deve ser feito pelo mercado para que isso mude?

Como já se sabe, é importante ressaltar que não há nenhuma ação sem comunicação. Dessa forma, todos os relacionamentos e ações estão permeados pela comunicação eficaz (comunicação visual, escrita e oral). Com o advento da ISO 9000 e a implementação do Programa de Qualidade, observa-se que nos últimos anos a comunicação empresarial ganhou relevância, pois para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços é necessário um programa de comunicação integrada. Neste sentido, podemos relatar que a comunicação interindividual e empresarial são fatores primordiais para o avanço tecnológico e sucesso da empresa. Assim, a sinergia na comunicação implica: diminuição de custos, maior rapidez nas respostas, aproveitamento dos canais e veículos de comunicação, melhor organização de materiais para comunicação interna e externa. Segundo Francis Bacon, conhecimento é poder. Posso dizer que é poder em potencial, pois se não puder ser transmitido de maneira adequada é como um baú cheio de moedas de ouro no fundo do mar, onde ninguém pode alcançar. Com este exemplo, podemos refletir sobre a grande importância da comunicação pessoal e empresarial no nosso dia-a-dia.

Qual é a importância para a Faculdade IBTA (Grupo IBMEC) em oferecer uma disciplina como essa nos cursos de Gestão?

É um diferencial oferecer e demonstrar a importância desta disciplina, que é bem completa e necessária. A Faculdade IBTA defende e estimula a comunicação eficaz. Durante as aulas, discutimos teoria e atividades práticas para a internalização dos conceitos e desenvolvimento de habilidades e posturas adequadas.

Há grande interesse por parte dos alunos nesse assunto?

Os alunos têm muito interesse nesta disciplina e participam ativamente não só das aulas teóricas, mas das atividades práticas propostas durante o curso. Muitos citam o benefício e a contribuição do aprendizado para as relações profissionais e também pessoais.

 De que maneira essa disciplina ajuda na carreira dos alunos?

Durante o curso, temos condições de levantar o perfil comunicacional de cada aluno, habilidades que podem ser desenvolvidas e as contribuições que podem realizar no ambiente corporativo por meio de estratégias e aspectos comunicacionais estudados durante a disciplina. Como já relatado, os alunos apontam grande benefício nas relações pessoais e profissionais.

Como a senhora enxerga a comunicação empresarial nos próximos anos?

A Comunicação Empresarial é e continuará sendo a principal ferramenta estratégica de sucesso profissional e empresarial. E como tal necessita de um programa bem definido e com estratégias balizadas e organizadas de acordo com as reais necessidades da instituição e público alvo (audiência e comunidade). Seria interessante que toda empresa tivesse um departamento específico de Comunicação Corporativa com o objetivo de desenvolver atividades, estratégias, métodos, técnicas para o aprimoramento, acompanhamento e aperfeiçoamento da arte de falar e de ouvir/escutar; da arte de relacionamento interpessoal eficaz por meio da comunicação; do relacionamento comunicativo interdepartamentos; entre outras ações. De acordo com Thayer (1986) quando se organiza uma empresa, na verdade está se organizando o processo de comunicação entre suas partes.

Como podemos amenizar os conflitos por meio da comunicação na empresa, no ambiente familiar e social?

Normalmente, somos acometidos por atritos e discordâncias. Dessa forma, devemos desenvolver, principalmente, a habilidade de saber ouvir e escutar. Escutar não só com os ouvidos, mas também com nossos olhos, corpo, voz e emoção. Podemos utilizar algumas dicas práticas para amenizar um momento de conflito:

  • Diga sempre o nome da outra pessoa (nomes são mágicos);
  • Concorde com entusiasmo e discorde em voz baixa;
  • Deixe o outro falar (aproveite para aprimorar a sua escuta);
  • Mantenha postura atenta;
  • Olhe para o outro;
  • Não fique inquieto;
  • Acene com a cabeça e mostre que está entendendo o que o outro está sentindo;
  • Faça perguntas para confirmar as informações;
  • Ao escutar não fique formulando as respostas;
  • Utilize perguntas chaves:
  • Vamos ver se entendi o que você está me dizendo…
  • Formule positivamente: Você tem um forte argumento, deixe explicar como penso esta situação…
  • É importante ressaltar que compreender e entender não significa concordar.

Uma experiência bem sucedida de Comunicação Empresarial no Brasil: Empresas que utilizam a comunicação eficaz com seus clientes internos (interdepartamentos) e externos (atendimento ao cliente pessoal e por telefone – telemarketing).

Melhor qualidade de um orientador na área de Comunicação Empresarial: Amor, paciência, dedicação e vontade de compartilhar a Comunicação Eficaz.

Melhor qualidade de um aluno que queira seguir esta área: Persistência, estudo e muito treino.

Livro de cabeceira: Tenho vários livros na minha cabeceira. Leio um pouco de cada um todos os dias, como “A semente da vitória”, de Nuno Cobra, “Perspicácia – o que o presidente da sua empresa quer que você saiba”, de Ram Charan, “Rinoceronte bem-sucedido”, de Scott Alexander, e a Bíblia (independente da religião traz grande exemplos, inclusive de comunicação).

Pensamento estratégico: Somos capazes de desenvolver potenciais adormecidos. Por isso, acredite, faça acontecer, persista e vença! Você pode! Sucesso sempre!!!

Desafio pessoal: Muitas pessoas já fazem o que você faz. Desenvolva um diferencial. A comunicação eficaz pode ser este diferencial no seu dia-a-dia. Desta forma, desenvolva as habilidades e posturas necessárias.

Ter sucesso é: Acreditar que você pode!

Dicas de leitura:
CARRASCO, Maria do Carmo Oliveira “Fonoaudiologia Empresarial: Perspectivas de Consultoria, Assessoria e Treinamento”. Manual Teórico-Prático. Editora Lovise, 2001.

CARRASCO, Maria do Carmo Oliveira “Comunicação e Oratória: teoria e prática. Ferramenta estratégica para o operador do Direito”. Editora Letras Jurídicas, 2005.

COBRA, Nuno “A semente da vitória”, Editora Senac, 2005.

CHARAN, Ran “Perspicácia – O que o presidente da sua empresa quer que você saiba”, Editora Negócio, 2001.
ALEXANDER, Scott “Rinoceronte bem-sucedido”, Editora Pronet, 1996.

WELCH, Jack “Paixão por vencer. A bíblia do sucesso.”, Editora Campus, 2005.

Aproveite as DICAS! Veja também mais informações em:

http://mariadocarmocarrasco.com.br/intro

Um grande abraço. Sucesso sempre!!!

Maria do Carmo Carrasco

CEO Cop Consutoria - Centro de Otimização P&P / CEO Face IN Forma

Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial - CRFa 2-5037/SP

Personal Communication Trainer® - Coach e Mentory Vocal e Comunicacional

Communication Designer® e Personal Branding

Consulting Style and Image / Personal Stylist

Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal, Marcas e Microexpressões Faciais

Formação em FACS 3.0® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional Idealizadora dos Projetos Advogado Comunicativo e Awaken Loving/Empathic Communication®

Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Técnica de Personal Communication Trainer® e o Inventário de Avaliação de Comunicação

Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP



Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!